Você sabe quais são as vantagens de ter um imóvel regularizado?
- Tainara Vanzella
- 19 de out. de 2020
- 2 min de leitura
A compra de um imóvel é a realização de um sonho para muitas pessoas, mas é preciso tomar alguns cuidados no momento da aquisição.
A propriedade plena do bem imóvel só é obtida com o registro, junto ao Cartório de Registro de Imóveis competente. O que isso significa? Não basta que você compre um imóvel e pague por ele, pois o que confere a propriedade do bem é o registro.
Aqui se encaixa perfeitamente aquele ditado que diz assim: “Quem não registra não é dono”.
No conteúdo de hoje, vamos elencar 3 vantagens que a regularização do imóvel oferece ao proprietário.
1. FINANCIAMENTO BANCÁRIO
Um imóvel que não está regularizado não pode ser vendido por meio de financiamento bancário, o que é um ponto negativado, já que atualmente é muito comum que os interessados busquem financiamentos para a obtenção de imóveis.
Acontece que, o financiamento só será aprovado depois de alguns procedimentos, entre eles após a análise de toda a documentação do imóvel.
Se o imóvel não está com a propriedade regularizada, possivelmente o financiamento não será aprovado e o negócio não será fechado. Isso significa, muitas vezes, que você terá que reduzir o valor do imóvel para manter o negócio e perderá dinheiro.
Portanto, uma das grandes vantagens de estar com a documentação do imóvel regularizada é a disponibilidade e facilidade na obtenção de financiamentos bancários.
2. AUMENTA O VALOR DO IMÓVEL
Um imóvel que está com os documentos pendentes costuma ser vendido por um preço muito abaixo de seu valor real. Isso acontece por uma razão muito simples: quem comprou o imóvel terá gastos extras para regularizar a documentação daquele bem.
Por outro lado, quando um imóvel está com a documentação em dia, o seu valor naturalmente aumenta, pois a compra se torna segura e o comprador não vai ter preocupações com outras burocracias envolvendo a documentação do imóvel.
Nota-se que, o valor do imóvel dependerá diretamente de sua documentação, ou seja, se o imóvel está, ou não, com a documentação em dia perante as autoridades competentes.
3. AUTORIZAÇÃO PARA REFORMAS E AMPLIAÇÃO DE CONSTRUÇÃO
Quando um imóvel não está regularizado, o indivíduo exerce apenas a posse do bem, que é só um dos direitos inerentes à propriedade.
Quando o bem é regularizado, você pode exercer o direito de propriedade de forma plena e um dos resultados disso é justamente poder construir e reformar o imóvel, por exemplo.
A regularização do imóvel traz muitas vantagens e tem o poder de evitar graves problemas, além de trazer benefício econômico para o proprietário.
Esperamos que você tenha entendido a importância e as vantagens de se ter um imóvel regularizado e caso tenha gostado do tema, continue lendo mais assuntos de Direito Imobiliário em nosso site:
Sobre contrato de gaveta: https://www.borgesvanzella.com/post/contrato-de-gaveta-conhe%C3%A7a-os-riscos-e-se-%C3%A9-poss%C3%ADvel-regularizar-seu-im%C3%B3vel-com-esse-documento
Comments