top of page

3 dicas para evitar que a compra do seu imóvel seja invalidada

  • Foto do escritor: Tainara Vanzella
    Tainara Vanzella
  • 4 de jul. de 2022
  • 4 min de leitura

Quando o assunto é compra e venda de imóveis, todo cuidado é pouco. Ao contrário do que muitos pensam, o assunto é complexo e exige uma série de cuidados. Só quem já levou um grande prejuízo por falta de cuidado no momento da compra e venda consegue mensurar o que estou falando.


Digo isso, pois a compra e venda não exige apenas a elaboração de um contrato padronizado, contendo o nome do comprador e do vendedor, a descrição do bem, o preço e a forma de pagamento.


É muito mais que isso.


É necessário analisar estrategicamente as peculiaridades da negociação, a intenção e a capacidade das partes envolvidas no negócio, a forma correta de formalização, se a vontade dos contratantes está sendo verdadeira e livre de vícios, além de outros pontos de extrema relevância.


Pensando no assunto, resolvi elaborar este conteúdo e dar 3 dicas de como evitar que o seu negócio seja invalidado, afinal, quem está realizando tamanho investimento, não pensa em perder o imóvel de modo algum, não é mesmo?


Atenção para pontos duvidosos


Nós que atuamos no mercado imobiliário sabemos o quanto ele é dinâmico, muitas vezes precisamos parar tudo o que estamos fazendo para garantir que determinada negociação ocorra.


Apesar dessa característica, é muito importante que você saiba identificar quando o vendedor se mostra impaciente e apressado para que o negócio seja realizado de qualquer jeito. Além disso, fique atento quando as ofertas estiverem com preço muito abaixo do valor de mercado.


Esses são alguns pontos que devem ser objeto de atenção.


Não deixe de conferir a documentação do imóvel


Esse é um ponto que as pessoas, infelizmente, desprezam muito na prática.


Quando falamos em compra e venda se atentar aos documentos do imóvel é um ponto importantíssimo, que não pode ser deixado para depois. Isso porque, é através dessa documentação que será possível avaliar se o negócio é verdadeiramente bom e seguro.


A análise da documentação do imóvel permitirá que você avalie se existe alguém débito pendente junto à Prefeitura, como dívida de IPTU, além disso, será possível analisar se o imóvel já se encontra comprometido com algum ônus, se existem pendências judiciais envolvendo o imóvel, entre outras questões.


A ideia é que você consiga identificar o que, de fato, está comprando, se o negócio é verdadeiramente bom ou não. E, caso não seja, é nesse momento, antes da formalização do negócio, que você poderá negociar e minimizar eventuais riscos existentes.


Confira os documentos do vendedor


Essa também é uma situação negligenciada no dia a dia: ausência de conferência dos documentos do vendedor, mas assim como os documentos do imóvel, também é de extrema importância conferir.


Analisar as certidões de protesto, de ações judiciais distribuídas e certidões relativas a débitos de tributos municipais, estaduais e federais são importantes para evitar que você compre um imóvel de alguém que está com o nome comprometido, o que pode invalidar o seu negócio.


Por fim, é importante pontuar que não basta retirar as respectivas certidões na prefeitura, nos cartórios e no fórum, é preciso saber analisar os documentos e, se houver algum risco, saber negociar de forma estratégica.


O que fazer quando algum risco é identificado?


Se após analisar os documentos você perceber algo estranho, tome cuidado, mas saiba que a situação, em muitos casos, pode ser resolvida. Contudo, é necessário que isso ocorra antes da formalização do negócio.


Na maioria das vezes, é possível solucionar e minimizar os riscos existentes através de cláusulas contratuais, no próprio contrato de compra e venda.


Nesse ponto, eu preciso alertar outra coisa, muitas pessoas acreditam que é suficiente buscar no navegador da internet: “contrato de compra e venda simples”, “contrato de compra e venda para preencher”, “contrato de compra e venda simples word”, pegar o modelo que parece mais adequado e preenchê-lo.


Todavia, para que seu negócio seja seguro, isso não é suficiente. Não basta redigir uma cláusula genérica ou buscar modelos de contrato de compra e venda simples no Google, as cláusulas devem ser específicas para o seu negócio.


Só assim você vai ter a segurança que precisa.


Inclusive, já escrevi um conteúdo indicando por quais razões você não deve utilizar modelos encontrados pela internet. Leia mais clicando no link: https://www.borgesvanzella.com/post/contrato_compra_venda_imovel


Porém, infelizmente, haverá situações em que o negócio é tão arriscado que a única forma de não ter prejuízo será desistir, mas perceba que este é o último caso, sempre avalie e converse com um advogado especializado no assunto para não perder ótimas oportunidades ou para se salvar de uma grande furada.


Conclusão


Para evitar que a compra e venda de um imóvel seja invalidada, é importantíssimo estar atentos a pontos duvidosos, como oferta muito abaixo do valor de mercado, entre outras. Além disso, é imprescindível conferir a documentação do imóvel e do vendedor, a fim de identificar se há algum ônus ou débitos pendentes que possam deixar a negociação em risco.


Se após avaliar os documentos, você chegar à conclusão de que existe algum risco, não se desespere, muitas vezes, isso pode ser corrigido ou minimizado através de cláusulas contratuais, mas é importante que isso aconteça antes que o negócio seja fechado e após consultar um advogado familiarizado com o Direito Imobiliário.


Se esse conteúdo foi útil para você, não se esqueça de clicar no ❤️ abaixo e de deixar um comentário dizendo o que achou ou sugerindo ideias para os próximos conteúdos. Isso é muito importante para nós!


E se você quiser conversar mais sobre o assunto comigo, pode entrar em contato por meio do e-mail: tainaravanzella@gmail.com ou do meu perfil no Instagram: https://www.instagram.com/tainaravanzella/

Comments


bottom of page